DE 14 A 20 DE DEZEMBRO DE 2020 | Kissimmee, Florida, USA
O ano de 2020 ainda promete grandes emoções. A expectativa é grande para que a fronteira norte americana se abra para receber os atletas que estejam em solo brasileiro. Estamos na torcida mas caso a fronteira permaneça fechada, a Alliance será muito bem representada pelos atletas residentes nos Estados Unidos ou que venham de outras localidades permitidas pela imigração.
Seu filho faixa preta!
Se você é pai ou mãe, e ficou curioso(a) em como seu filho pode ser um(a) faixa preta, deixa eu te contar uma coisa.
Não vai ser fácil, mas vai valer a pena e pode ser uma das coisas mais importantes que você dará a ele. Você dará na verdade a ele uma OPORTUNIDADE, a faixa em si é consequência, mas o 1º passo, esse é seu! (mais…)
As pessoas têm me perguntado como me sinto recebendo a faixa coral.
E tentar responder essa pergunta será objetivo deste texto.
Primeiramente como em todos os graus que ganhei na preta a constatação que estou ficando mais velho se faz presente. Uma vez que os graus nessa fase sao baseados no tempo de faixa e não exatamente por mérito.
Embora eu esteja chegando aqui com a menor idade possível isso de fato não importa muito. (mais…)
O surgimento das técnicas que acabaram por formar o que praticamos e estudamos em nosso dia-a-dia nos tatames, se deu na Índia e foi realizado por monges budistas.
Preocupados com a auto defesa e por não poderem utilizar armas pelos princípios de sua religião, os monges desenvolveram um sistema de técnicas baseado no equilíbrio, nas articulações do corpo e em alavancas, evitando o uso de força.
Com a expansão do budismo, o Jiu Jitsu percorreu o sudeste asiático, a China e então chegou ao Japão, onde foi aperfeiçoado e popularizado.
A partir do século XIX, alguns mestres migraram para outros continentes com o objetivo de ensinar sua arte e desafiar praticantes de outras artes marciais.
Esai Maeda Koma (também conhecido por Conde Koma), um célebre instrutor japonês, chegou ao Brasil em 1915 e fixou-se em Belém.
Foi então que conheceu Gastão Gracie, que se tornou um entusiasta do Jiu Jitsu e levou seu filho mais velho, Carlos, para aprender as técnicas do professor japonês.
Em 1925, Carlos fundaria a primeira academia Gracie, onde seguiria aperfeiçoando a arte e transmitindo seu conhecimento a seus irmãos.
As inovações técnicas e extrema eficiência no uso de alavancas para vencer oponentes em sua grande maioria mais fortes e pesados, trouxeram notoriedade para a família, que seguiria em sua jornada de aprimoramento e disseminação do Jiu Jitsu e produziria gerações de grandes lutadores.
O Jiu Jitsu se espalhou pelo mundo, atingindo proporções antes não imaginadas, sendo lapidado e explorado por milhares de praticantes.
VOLTANDO AO BÁSICO.
O motivo pelo qual eu trouxe de forma breve a história da nossa arte à tona, é levantar um tema que acredito ser de extrema relevância para nosso esporte no momento: a importância da defesa pessoal para o Jiu Jitsu.
Risco X Consequência
Há algum tempo atrás quando ouvi a pergunta, “Qual a diferença entre risco e consequência?”
Confesso que tive dificuldade em responder, mesmo tendo vivido no meio do esporte e lidando com adrenalina, derrotas, vitórias, alegrias, tristezas, ansiedade, nervosismo, confiança ou falta dela, nunca tinha parado para pensar na pergunta isoladamente.
Gosto de praticar o exercício estóico de estar focado nas coisas que posso controlar e pouco me preocupar com as coisas que não posso, isso é um exercício diário e claro nem sempre eu consigo, mas como tudo na vida é treino, sigo praticando com afinco e posso sentir minha evolução.
Quando levamos esse conceito para nossos desafios, ele se torna ainda mais importante.
Tempos difíceis, pois é lembra do ditado, não se faz marinheiro bom em mar calmo?
Essa é definitivamente uma hora de se tornar melhor.
Uma quantidade enorme de pessoas deve estar em casa pensando que estão de férias dos seus afazeres cotidianos e literalmente não fazendo nada de produtivo.
Outros já estão ou ficarão depressivos sem o convívio social, e alguns sairão dessa crise melhores do que entraram.
Em qual grupo você vai estar? (mais…)